Home / Blog / 5 Dicas para melhorar o controle de estoque de sua Loja de Materiais de Construção
26 de abril de 2018

5 Dicas para melhorar o controle de estoque de sua Loja de Materiais de Construção

Organizar o estoque de sua loja deve ser uma das prioridades de todo empresário. Preparamos 5 dicas imperdíveis para você aumentar o controle do seu estoque agora mesmo.

Controlar o estoque é uma atividade mais sensível para comerciantes, pequenos distribuidores e lojas de material de construção. A gestão do estoque permite economizar tempo e dinheiro, desde que seja bem executada. A falta de controle nessa atividade, por outro lado, pode causar os chamados furos no estoque e provocar prejuízos, com perdas de mercadorias, extravio e deterioração.

Uma vez iniciada a caminhada para melhorar os controles, os resultados irão aparecer, você poderá cortar gastos com perdas e visão mais clara do giro de estoque, equilíbrio dos períodos e volumes de compras alinhado com o ritmo de vendas e rentabilidade da empresa. Começar não é difícil. Vamos lá?

  1. Manter registro de tudo (mercadoria que chega e que sai, insumos):

Sim, você precisará criar um cadastro para cada item e manter esse cadastro atualizado conforme for aparecendo alguma alteração – contendo informações como código e descrição, data de aquisição e de venda, além do preço pelo qual cada item foi vendido. Independentemente se você tem um sistema para administrar ou se faz de forma manual, fazer isso é OBRIGATÓRIO.

  1. Cuide da organização do espaço físico (Melhore o layout):

Aproveitar o espaço físico da melhor forma no seu depósito é uma tarefa importante para quem deseja controlar o estoque. É necessário ter definido o lugar de cada mercadoria para facilitar a movimentação dos itens mais importantes e para encontrar o item com agilidade quando necessário.

  1. Estabeleça processos:

Defina rotinas claras de atualização dos controles. Ex: toda vez que chega uma mercadoria, a NF de entrada deve ser lançada no sistema no mesmo dia. Tenha muito bem claro os papéis e responsabilidade de cada um envolvido no processo e garanta que todos também tenham essa visão.

  1. Monitore seu histórico de vendas:

Através do seu volume de vendas será possível identificar qual a necessidade de frequência de compras e de reposição do seu estoque. Avalie sempre de acordo com seu histórico, desafio de crescimento de sua empresa, sazonalidade e situação atual do mercado.

  1. Estabeleça inspeções periódicas

Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, imprevistos e erros podem acontecer. Para detectar essas falhas antes que virem um grande problema é importante estabelecer uma rotina de inspeções periódicas no estoque. Escolha alguns itens diariamente, semanalmente ou conforme sua necessidade/disponibilidade para serem contados. Se encontrar diferença entre o físico e a quantidade em sistema deve-se investigar a causa e corrigir o problema na raiz.

 



Av. das Americas, 1321 CEP: 83820-023
Eucaliptos | Faz. Rio Grande | Paraná | Brasil
Fone/Fax:41. 3060-8049 | plastilit@plastilit.com.br

2013 - PLASTILIT - Todos os direitos reservados - By Totalize Internet Studio.